Biografia de Personagem

wallpaper-raiox-do-homer-5653

Todo personagem tem uma história pregressa ao que vai ser contado, seja no cinema ou na literatura. Para a maioria dos roteiristas, a biografia do personagem é um documento e ferramenta de trabalho extremamente necessária para entrar na cabeça do personagem e conseguir contar a partir de seu ponto de vista. Mesmo que acredite não ser necessária a criação de uma biografia, este documento também é pedido em muitos editais e por muitos diretores/atores. Para aqueles que desejam ter seus projetos financiados, recomendo o conhecimento e prática desta ferramenta. Principalmente para aqueles que querem trabalhar com séries, onde os personagens são muito mais importantes que a trama.

A biografia de personagem é um documento de no máximo uma lauda, onde se deve descrever o personagem em três perfis: físico, social e psicológico. Recomendo a utilização de um parágrafo para cada perfil. O importante é mostrar para seu leitor quem é aquele personagem e porque ele é tão interessante.

PERFIL FÍSICO: Todas suas características visíveis e relevantes. Sexo, idade, cor e estilo de cabelo, biótipo, peculiaridades física, características físicas da fala, estado de saúde, etc.

PERFIL SOCIOLÓGICO: Sua história pregressa. Tudo aquilo que determina a maneira como pensa e fala. Sua vida pessoal do nascimento até o ponto de partida da história. Estado civil, antecedentes familiares, classe social, educação, economia, ocupação atual, ocupação anterior, interesses, contatos sociais, maneira de vestir, ética/moral, inclinações políticas, hobby, ideais, etc.

PERFIL PSICOLÓGICO: Une o perfil físico e o sociológico. Suas atitudes. Tem relação direta com seus desejos e necessidades. Fantasias, problemas, fobias, vícios, preferências sexuais, valores, qualidades, habilidades, defeitos, condutas, gostos e desgostos, etc.

É importante lembrar que nem tudo será necessário e/ou utilizado em sua história. Se acredita que algum item não é relevante, não precisa descrevê-lo. Outras características também podem ser acrescentadas de acordo com as necessidades do seu personagem.

O mais difícil da biografia do personagem é torná-lo em um texto interessante. Na maioria dos casos, os roteiristas iniciantes fazem um checklist de cada característica e escreve algo mecânico e sem vida. Uma técnica interessante é usar algumas pitadas do gênero que está trabalhando na hora de falar sobre seu personagem. Gírias, ditados, expressões, jogo de palavras. Tudo pode servir para um texto interessante. O importante é dar um vislumbre para seu leitor sobre quem se trata sua história. Quais são os personagens e seus conflitos que vão levar seu público através de seu roteiro.

Convite:

O blog do Roteirista Insone se tornou um podcast! A nova versão reúne quatro roteiristas (Thamie Kato, Pedro Riguetti, Renato Baroni e Bruno Pereti) em um debate sobre roteiro para cinema, tv, internet e games. Se você curte o conteúdo do blog, também vai gostar da versão em podcast!

Além do Spotify, também estamos disponíveis no Anchor e outros agregadores. Novos episódios todas as terças às 11h.

Publicado por

pedroriguetti

Roteirista.

Um comentário sobre “Biografia de Personagem”

  1. Oi, eu escrevo os livros da “Saga Confusões Conjuntas” (material de comédia dramática, pastelão e maluca e de minha autoria), e o oitavo livro de catorze se chama: “Confusões Conjuntas: As Biografias do Trio” no caso (pois são três protagonistas femininas fictícias).

    Daí, quero uma opinião: nesse livro, as três protagonistas serão entrevistadas, por duas jornalistas profissionais, igualmente fictícias. Você crê que fique bem legal se eu colocar as três principais personagens, com falas, nos momentos passados? Ou somente coloco como rápidas recordações mesmo no caso?

    E, no mais, meus parabéns pelo excelente conteúdo aí! Firmeza e tranquilidade?

    Curtir

Deixe um comentário